Vasectomia e Reversão de Vasectomia

Vasectomia

A vasectomia é um método de esterilização masculina através da ligadura dos ductos deferentes no escroto e impedimento da passagem de espermatozóides.

Caracteriza-se como um procedimento cirúrgico pequeno, simples, que envolve anestesia local, uma pequena incisão escrotal e alta logo após o procedimento.

É indicada para homens com mais de 25 anos de idade com qualquer número de filhos, e para homens menores de 25 anos com pelo menos 2 filhos, conforme a lei de planejamento familiar brasileira.

Reversão de vasectomia

Apesar da vasectomia ser considerada um procedimento irreversível, devido a algumas circunstâncias de vida, o homem vasectomizado pode optar por reverter o procedimento, na tentativa de engravidar a parceira pelas vias naturais.

Todo homem que deseja paternidade após ter realizado vasectomia está apto à realização da reversão, havendo poucas contraindicações ao procedimento.

Além da idade materna, o tempo entre a realização da vasectomia e da reverão são os principais fatores relacionados a chance de sucesso do procedimento.

Após o procedimento de reversão (utilização de microscopia para realização), é feito um seguimento, com avaliações seriadas do espermograma.

Procure seu urologista para esclarecer eventuais dúvidas sobre o procedimento.

DR PEDRO DIAS SOARES
CRM-SP: 131221
MEMBRO TITULAR DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE UROLOGIA