Vasectomia é um procedimento cirúrgico que impede o homem de ter filhos. Trata-se de um método anti-concepcional definitivo.
Como é feito: utilizando anestesia local, é realizada através de uma pequena incisão escrotal. São identificados os ductos deferentes (pequenos canais por onde passam os espermatozoides produzidos nos testículos), retirada uma parte deste canalículo e realizada ligadura dos cotos (extremidades). Desta forma, impede-se a passagem de espermatozoides.
O procedimento é realizado no consultório ou em ambiente hospitalar, sem necessidade de internação, com duração de aproximadamente 20 minutos.
Indicação: paciente deve ter pelo menos 25 anos ou no mínimo 2 filhos vivos.
Após o procedimento o paciente permanece alguns dias afastados das suas atividades, para uma adequada recuperação, devidamente medicado com analgésicos, anti-inflamatórios e gelo local.
A manutenção do método anticoncepcional deve ser mantida até a realização do Espermograma, após 60 dias da cirurgia. Este exame confirma o sucesso do procedimento.
Após a vasectomia o paciente apresenta VIDA SEXUAL NORMAL, EREÇÃO NORMAL, PRAZER NORMAL E EJACULAÇÃO NORMAL.
A cirurgia deve ser realizada por profissional capacitado, capaz de reverter o procedimento, caso necessário, e em ambiente adequado.
Fico à disposição para tirar dúvidas. Agende sua consulta em uma das unidades de atendimento.
DR PEDRO DIAS SOARES
CRM-SP: 131221
MEMBRO TITULAR DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE UROLOGIA